Mostrando postagens com marcador Corrupção. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Corrupção. Mostrar todas as postagens

sábado, 10 de março de 2018

Picadinhos II, a missão



Dinheiro com asas
Roubaram 5 milhões de dólares em notas no aeroporto de Viracopos, mas como? 
Meu amigo tente sair do Brasil, por um aeroporto com uma mala com 5 mil dólares e mesmo sendo legal você vai ver a confusão que se meteu.
Mas dizem que haviam declarado os 5 milhões? De novo tente declarar a saída de seus 5 mil dólares, obtidos honestamente e, prepare-se para ter sua vida devassada pela Receita Federal.
Mas 5 milhões pode? Me expliquem uma coisa se havia um vôo direto para a Suíça de Guarulhos na mesma hora porque colocar o dinheiro em um avião que ia até Viracopos e de lá para a Alemanha e na Alemanha trocar de avião para enfim chegar à Suíça? Será que o dinheiro ia fazer turismo? Ou o vôo da Lufthansa era mais ‘em conta’?
E por que, se o avião que iria seguir era o mesmo, descarregaram o dinheiro para carregar de novo? Será que queriam arejar a grana? 
De resto as perguntas de sempre: de quem era o dinheiro? Como os bandidos entraram? Como sabiam do carregamento?
Uma investigação mínima vai achar muitos coelhos na cartola. Mas se valer a máxima que ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão, acho que teremos de perdoar os meliantes. Os que roubaram o avião claro, não os que roubaram o dinheiro antes.

Conexão Uruguai e outras...
Desde sempre o nosso dinheiro, o dinheiro do povo brasileiro tem o péssimo hábito de fugir para fora do país. Vai para a Suiça, para o Caribe, para a Venezuela, Uruguai, África ou Cuba.
Voltar que é bom nunca. Aliás até voltou uma vez num avião clandestino, vindo de Cuba para financiar uma campanha eleitoral do (adivinhem) PT? Caixa dois foi o que disseram. Mas receber dinheiro estrangeiro é motivo (previsto na Constituição) para cassar o registro do partido. Não deu em nada na época e viram agora no que deu ou virou o PT.
Quem conhece nossas fronteiras sabe que entra de tudo e saí muita riqueza por todos os lados. 
O Collor usava a conexão Uruguai. Ouro e dólares para bancos no Uruguai e de lá sabe-se para onde. Quem conhece a fronteira Brasil – Uruguai sabe que são quase mil quilômetros de fronteira seca. Na maioria das vezes é mato e estâncias que se estendem pelo dois lados, os donos são doble chapa (tem as duas cidadania) e o gado anda ao sabor da fiscalização (fiscal no Uruguai gado no Brasil; Fiscal no Brasil gado no Uruguai) e todo mundo se diz ‘quebrado’, para escapar do fisco.
Por ali passa o que quiserem, sabem é pitoresca e curiosa esta fronteira onde muitas casas são cortadas pela linha divisória (cozinha no Brasil, quartos no Uruguai) é verdade! Agora esta é uma de nossas fronteiras mais seguras e tranquilas, imaginem o resto.

Os descaminhos
Dizem, aqui no Sul, os entendidos, que a coisa é mais fácil ainda basta entrares no Uruguai com tua mala de dinheiro ir a um Cassino e depositá-lo. 
No Cassino ninguém vai perguntar a origem de teu dinheiro. Receberás um cartão que te possibilita sacar o valor em espécie em qualquer cassino da rede. Como por exemplo em Estoril em Portugal, onde também ninguém te fará perguntas dali são 10 horas em um carro alugado até a Suíça. Fácil e rápido. Só que parecia-me que a Suíça não era mais a mesma.
Mas depois de Viracopos conclui que tudo ainda está como era d’antes, no Brasil d’Abrantes.

Falando em dinheiro
Pegaram o Delfim, finalmente! Este é um que pelo conjunto da obra fará frente ao Maluf. Por ali vão chegar na Dilma, escrevam isto!
E o Maluf está virando boi de piranha, não soltam o velho escroque de jeito nenhum. Estão apostando que é macaco velho e não vai abrir a boca. Mas por isso mesmo aposto que se não fizerem uma mutreta que materialize um Habeas corpus, o ‘brimo’ vai acabar soltando a língua. E ai salve-se quem puder.

Garganta profunda
Aliás sempre afirmei que o combate a ladroagem e a corrupção no Brasil pode se valer de alguns ‘gargantas profundas’. Ladrões de casaca que não resistem muito ao xadrez e outros que após resistirem agora querem vingança. De exemplos temos Pallocci no primeiro time e Renato Duque e Marcelo Odebrecht no segundo.
Dentre estes acho que algumas figurinhas carimbadas se cairem no xilindró dão o serviço rapidinho: Rosimary Noronha (a do Bebum), Paulo Bernardo (o boi), Guido Mantega e Dilma (sempre ela). Basta enjaular que cospem rapidinho toda a sujeira. E ai eu quero ver alguém negar o roubo (bom o Lula et caterva vão continuar a cantilhena).
De Mantega e Paulo Bernardo a hora se aproxima. Dilma deve se enrolar no eletrolão é uma questão de tempo. Não sei por que não pegam a Rosimery do Bebum, está caindo de madura.
Mas quem vai dar o serviço de vez vai ser a Mulher do Cachorro atrás, esperem e verão.

Discurso sem nexo
Falando em discurso sem nexo não dá mais para aguentar a Gleisi Narizinho. A mulher pirou! Tomara que o STF julga culpada rápido e enjaule ela junto com o marido e o Chefe. Só assim para de falar bobagem.

Só sei que do Brasil nada sei as próximas semanas serão mais do mesmo ou não? Aguardemos pois nosso país sempre é uma caixinha de surpresas.
Boa semana e mantenham a indignação e a mobilização, ou ‘eles’ nos engolirão.

sábado, 4 de novembro de 2017

Pensamentos esparsos




Estive ‘fora do ar’, por questões pessoais, por cerca de duas semanas, mas pelo jeito não perdi nada, absolutamente nada. Tudo como d’antes no Quartel de Abrantes!
Meus comentários soarão como uma retrospectiva pois tudo que observamos já vem de muito tempo, é repetição, é mais do mesmo. Algo como se a natureza, as forças que regem o universo conspirassem diuturnamente para que o Brasil não vá para frente, é como uma âncora imensa que nos segura, impede o progresso e faz reinar a desordem.
Os atores, ou melhor, os ladrões são sempre os mesmos, com as mesmas promessas, com as mesmas mentiras e com a mesma cara. Nada muda, os mal-feitos, a ganância e a cara-de-pau não acabam nunca. A única coisa que já acabou faz tempo é a nossa paciência!
Vamos aos fatos:
Absolvição 1
Temer é óbvio foi absolvido. Não se podia esperar outra coisa ante uma acusação inepta, mal feita e politiqueira. Não, de forma alguma estou dizendo que Temer  et caterva são inocentes, muito antes pelo contrário. Mas fazer o que fizeram, Janot e equipe, é um desserviço ao país, só serviu para aumentar a instabilidade. Se for fazer faz bem feito! Deveria ter seguido comendo pelas beiradas, cercando, pegando ministros e asseclas próximos até dar o bote num dos chefões (não esqueçam daquele outro, o Nove-dedos que continua livre, leve e solto).
Custo Brasil
 Pior disto são os custos. O custo da paralisação do país enquanto ‘apreciavam’ a denúncia. O custo dos jantares, viagens, reuniões e propagandas. O custo dos cargos distribuídos para os parceiros fiéis e seus eleitos, que certamente não trabalharão pelo país. O custo das inadmissíveis e imorais emendas parlamentares que vão irrigar os currais eleitorais ainda mais ávidos com a proximidade das eleições. Emendas que são um acinte à moralidade. Parlamentar tem de legislar, obras e ações são de competência do executivo. E estas emendas, podem ter certeza, não vão reverter-se em nada útil à população. Mas há um custo muito maior que ninguém está precificando, é a Reforma da previdência, essencial, que acabou. Subiu no telhado!
Absolvição 2
 Pior que a de Temer, foi a absolvição de Aécio. Primeiro a patacoada do STF, que em decisão monocameral afastou ilegalmente o senador mineiro (mesmo sendo fato que ele cometeu ilegalidades a Constituição é clara). Depois o pleno do STF ‘para evitar’ um confronto entre poderes recua. E o Senado na maior cara-de-pau finge que nada aconteceu. Vai ser um efeito cascata de impunidade alastrando-se por Assembleias Estaduais e Câmaras de Vereadores. Eles roubam, eles se perdoam! Valeu STF! Se enrolou consigo mesmo e agora não faz mais ‘medinho’ em ninguém!
Caravana da imorlaidade
E o nosso réu, condenado, cara-de-pau, mentiroso, vagabundo, ladrão mor (o adjetivo aplica-se a todos os elogios anteriores), Lula, continua andando livremente pelo Brasil. Agora foi para Minas Gerais. Depois do fracasso da caravana no Nordeste nem o PT nem a mídia esquerdopata alardaram muito a criminosa prática do candidato palanque (campanha antecipada é crime!). Pena pois não mostraram os comícios vazios e a oposição protestando contra o Capo. A lavagem da Praça onde o safado discursou foi genial! Se ele ousar aparecer aqui vou organizar uma lavagem da praça também.
Pergunta que não quer calar
Ou melhor perguntas. Como os Institutos de pesquisa ainda tem a capacidade de dizer que este individuo, condenado, réu não sei quantas vezes, que anda por ai fazendo discursos que nem a militância à soldo vai assistir é o primeiro nas pesquisas eleitorais? E ainda tem quase 60% de rejeição? Ohhh, 'pesquisinhas' vagabundas estas, hein! Estes institutos de pesquisa não acertam nem qual é o número par, inteiro entre 1 e 3! Mas com o ‘sucesso’ da vaquinha para financiar as caravanas do Lula, que arrecadou 36 mil reais (não pagam nem a cachaça que eles tomam em um comício), será que ninguém vai perguntar de onde saiu o dinheiro que financia esta bandalheira? Da Petrobrás? Da JBS? De onde? Ninguém vai fiscalizar quanto dinheiro público os desgovernos de Minas e do Nordeste torraram nesta peregrinação das mentiras Brasil afora?
Outra pergunta que não quer calar
 Dizem que o STF vai rever sua posição sobre a prisão em segunda instância. Segurança jurídica? O STF revendo posições? Grande novidade! Na realidade isto está tão definido que tem Ministro soltando gente que deveria estar preso e ‘andando’ para a decisão da própria corte. O sonho de todos os corruptos está perto de se realizar e o STF, para não variar, vai rifar o país. Só se acontecer um milagre esta temática não será revertida. O milagre seria  o novo Ministro Alexandre de Moares votar pela prisão em segunda instância e um dos Ministros virar o voto (Ou Rosa Weber ou Celso de Melo). Difícil?! Mas por enquanto a decisão está válida, então fica a pergunta por que Zé Dirceu ainda está solto?
Prendam o Zé Dirceu
 Zé Dirceu teve sua condenação confirmada em segunda instância, transitou em julgado! E ele está ai livre, leve e solto. Continua em seu bunker em Brasília, continua mandando e desmandando no PT, continua articulando, participando de reuniões, festas e escarrando na cara do povo brasileiro. Pelo amor de Deus o que falta para prender este bandido que já foi condenado tantas e tantas vezes e continua delinquindo, traindo sua pátria? Falta coragem? Falta vontade? Falta o quê? Prendam o Zé Dirceu!
Saída na surdina
A única mácula nas condenações de Sérgio Moro é o ‘Mochila’ Vaccari, tesoureiro da sindicato da corrupção travestido de partido político, o PT. Vaccari que quase falou, hoje é um túmulo pois teve duas condenações revertidas na segunda instância. Sa terceira for revertida também será libertado, tal e qual Dirceu, mostrando que o silêncio pode compensar. Se for condenado poderá falar. Coragem senhores desembargadores do TRF 4, libertar o tesoureiro da máfia petista é a senha de que impunidade voltou.
Desespero pré-eleitoral
 As eleições de 2018 se aproximam sinalizando que nada vai mudar, talvez até piore. Quando olho os possíveis candidatos tenho uma síncope, isto que estou olhando apenas os presidenciáveis. Se olhar os candidatos aos outros cargos acho que me suicidarei. Pensar em uma eleição presidencial com Lula, Marina, Ciro Gomes, Alckmin, Bolsonaro e Luciano Huck me dá náuseas! Imaginem um segundo turno entre Lula e Bolsonaro? Deus nos acuda!
Lembranças de 1989
 Os mais velhos ou experientes devem lembrar. Depois de anos de ditadura voltamos a escolher um presidente. Vinte e dois candidatos à Presidência da República, vinte e dois. Um disparate! E no final, em dezembro de 1989, tivemos de decidir entre Lula e Collor. Pensei que nunca mais teríamos, no Brasil, que enfrentar uma situação tão dramática, escolher para presidir nosso país entre dois dos maiores corruptos que esta terra gerou! Mas a escolha que se avizinha é difícil e tão dramática quanto. Talvez tenhamos de decidir entre Lula, comprovadamente corrupto, um ladrão na acepção pura da palavra e Bolsonaro que tem a seu favor, até o momento, a honestidade funcional, pessoal, de ideias e palavras. Mas convenhamos suas ideias são uma m... Deixa prá lá! Não consigo crer que alguém, nos dias de hoje, defenda o nacional desenvolvimentismo. As outras ideias e o radicalismo de Bolsonaro até passam, mas desenvolvimentismo, não! E creiam temos uma grande chance de estar na encruzilhada de novo.
Voltando a 1989
 Eu com 17 anos recém completos fui votar, contrariado. Primeiro porque era e, sou contra até hoje, ao direito de voto aos 16 anos. Para votar, em minha opinião, o cidadão deve ser plenamente capaz (no sentido legal) e responsabilizável, pois está decidindo o futuro da país e não pode nem ser responsabilizado se cometer crime eleitoral, um absurdo! Mas se eras contra por que votastes? Coisa da juventude e da inexperiência achei que deveria, já que foi facultado o direito de votar, colaborar com a democracia. Também sou contra o voto obrigatório. Votar é um direito e direito não pode ser uma obrigação.
E o que eu fiz?
No primeiro turno votei em Brizola, que cagada! Influência de meu avô. Viram porque não devemos ter direito ao voto aos 16 anos? E no segundo turno? Passei a noite acordado, sem dormir, preocupado com meu voto. É sério! Sabia que nem Lula nem Collor prestavam, mas tinha de votar. Fui para a seção eleitoral e como o voto era em papel acabei cometendo um ato desesperado, anulei meu voto. Escrevi Brizola no voto de novo. Mais um fruto da imaturidade e mais uma razão para ser contra o voto aos 16.
E hoje?
 Se tivermos de nos colocar na encruzilhada novamente. Se tivermos de escolher entre Lula e Bolsonaro, tenham certeza que não anularei meu voto. Vou fazer campanha, ligar para os amigos, pedir voto. E no dia vou de camiseta, bandeira e tudo mais que a lei permitir (sem ser boca-de-urna). Vou votar em BOLSONARO, apesar de seu desenvolvimentismo. Voto em Bolsonaro com a alma leve!
...
Mas se tivermos Lula contra Alckmin, Marina, Ciro ou qualquer outras destas pústulas? Bom ai acabou! Vou fugir do país antes do segundo turno. Só volto para ajudar na revolução armada que certamente advirá.
....

Que Deus nos poupe de todas esta encruzilhadas! E nos permita ter alguém decente para escolher e eleger!

sábado, 14 de outubro de 2017

Uma semana confusa...prá variar!



Batendo cabeça
Enquanto o STF e o Congresso batem cabeça por causa de Aécio Neves, os outros corruptos saem de cena. Temer flana na Câmara em direção ao arquivamento do segundo processo e Lula aproveita para andar por ai leve, livre e solto.
Fora de foco
O maior beneficiado, ou melhor, os maiores beneficiados com esta confusão toda são Lula e o PT. Ficam fora de foco e podem ir por ai plantando suas teorias da conspiração. Claro que outros corruptos também se beneficiam, mas não como eles.
O Capo  e o erro induzido
O grande erro de nossos procuradores do MPF, proposital ou involuntário, é ter generalizado a corrupção. Claro que todos são ladrões! Mas colocar todos no mesmo saco é burrice! Temos aqui desde o ‘ladrão de galinhas’ ao ‘genocida social’. Não dá para igualá-los. E ademais sabemos que qualquer corporação, mesmo uma corporação de ladrões, tem uma cúpula e tem um chefe. No final da escada há um homem, apenas um homem, que é o Capo de tutti Capi, Lula!
Diferentes e iguais
 Tratar a todos como iguais faz com sejamos condescendentes com aqueles que institucionalizaram a roubalheira e a comandaram. Claro que o PT não inventou a corrupção brasileira, esta é endêmica. Mas o PT sob a batuta de Lula a organizou e institucionalizou,permitindo que todos roubassem desde que lhes destinassem uma parte. Ao colocar todos juntos geramos uma sensação de enojamento contra toda a política e isto é perigoso.
Dar nomes aos bois
É preciso dar nome aos bois, separar quem usou caixa dois de quem corrompeu e coordenou a roubalheira. E puni-los sim, mas de acordo com o que cada um fez. Quando generalizamos, minimizamos os pecados dos grandes ladrões. Este desânimo e confusão explicam um pouco a persistência do nome de Lula nas pesquisas recentes.
A conta que não fecha
Para os números das pesquisas eleitorais estarem corretos deveríamos ter cerca de 200% de votos. Não, não confio nestas pesquisas! Acho que contém erros grosseiros e que as perguntas induzem os resultados. Casualmente são sempre pró-Lula, que foi um pai para os ditos institutos de pesquisa, através de seus marqueteiros e rios de dinheiro de corrupção. Para Lula estas pesquisas são fundamentais para o discurso de perseguido político e isto não tem preço.
A verdade das urnas
Mas, sinceramente, qualquer pessoa com dois neurônios funcionais e, que não seja totalmente dominada pela ideologia, consegue perceber que o resultado das pesquisas só teria algum sentido se estas foram realizadas na saída de uma festa de sindicatos filiados à CUT. Mas a verdade só será vista nas entranhas das urnas.
As urnas...
 Isto é claro se conseguirmos um mecanismo, como a impressão de votos, que nos pemita aferir os resultados das eleições. Com as urnas eletrônicas atuais até Lula pode vencer e, ai as pesquisas manipuladas de hoje serviriam para ‘aquecer’ a fraude eletrônica. Não que eu não confie nas urnas eletrônicas, eu não confio é nas instituições políticas brasileiras. Ademais nossas modernas urnas só foram testadas em ‘democracias' como a Venezuela e a Bolívia. Fica a pergunta: Por que países da Europa, EUA, Canadá ou Japão ainda preferem o voto impresso? Voto na urna contado um a um. Por que será que estas democracias ‘atrasadas’ não usam nossas maravilhosas urnas?
Curtas e grossas
Comentários rápidos sobre a semana.
- A coerência do STF foi pelo ralo com a votação de quinta sobre o caso Aécio. Algumas vezes o STF é tão político (e politiqueiro) quanto o Congresso.
- Luiz Fux poderia ter evitado outro desgaste. O STF já havia decidido sobre Cesare Battisti. Por que  manter um terrorista assassino sob a proteção do Brasil? Que vá pagar seus pecados na Itália e no inferno. Já temos bandidos demais aqui!
- O Senado, mesmo com voto aberto vai salvar Aécio. O medo de outros que logo estarão na mesma situação é muito grande. Especialmente petistas e pemedebistas que estão na reta. Fritar Aécio pode significar cair na frigideira em futuro breve.
- O voto aberto será interessante, principalmente para ver a PETEZADA votar. E aí, o dilema, votar contra Aécio e receber o troco amanhã ou votar com Aécio e ser crucificado pela militância? Que dilema!
- A nova denúncia contra Temer é muito fraca vai ser sepultada. Mas a que preço?
- O preço não é só o referente a cargos e emendas. O grande preço que pagamos foi a paralisação da reforma da previdência e a volta da recessão. Ainda bem que a reforma trabalhista e outras mudanças estão passando desapercebidas nesta confusão. Algo de bom tinha de advir.
- E a novela de Lula e dos recibos. Qualquer simples mortal já teria entregue à justiça os originais. Por que será que Lula não quer entregá-los? Pelo mesmo motivo que o hospital não enviou a justiça a confirmação da visita do advogado de Lula ao proprietário do apartamento. Medo de descobrirem a fraude! Só isso!

A semana que vem promete!

sábado, 23 de setembro de 2017

Música reveladora



Há tempos venho relatando aqui, tal qual em um divã, minha frustração e desesperança com o Brasil de nossos tempos.
 Ocorre que a desesperança e a frustração acumuladas viraram mágoa, que evolui a rancor e raiva. Hoje eu tenho raiva de nossa política e dos sem-vergonhas, corruptos e safados que nos trouxeram até este buraco.
Mas a raiva é extensiva a todos nós, inclusive este escriba, que deixaram que a situação chegasse onde chegou. A raiva inclui em seu abraço colérico, todos nós que permitimos por ação, omissão ou descaso que esta corja se aboletasse nos poderes da república e destruísse nossos sonhos, nossas esperanças e nossa nação.
Mas até que esta raiva que eu sinto e percebo que muitos compartilham, tem um lado bom. É útil para desacomodar-nos e forçar-nos a lutar por uma mudança. Temos de ir a luta para mudar de vez este país e passá-lo a limpo, é mais que hora!
Não aguento mais ouvir ‘Fora temer’. Não gosto do Temer. Até acho seu Governo mediano, poderia ser melhor se tivesse feito o que anunciou. Coisas como uma reforma da previdência verdadeira e profunda ou o fim dos sindicatos. Ou ainda coisas mais simples, como extinguir ministérios inúteis, o da cultura por exemplo, ou demitir ministros enrolados com a justiça.
Não o fez! E na minha opinião é culpado de muitas coisas, inclusive de corrupção. Mas não foi ele quem a institucionalizou – a corrupção- foram Lula e o PT, que em seu projeto de poder fuderam o Brasil.
Não elegi Temer e o quero pagando por seus crimes. Mas, reitero, não votei nele, quem votou foram os demagogos petistas que o acusam de golpista, de falta de legitimidade. Temer pode não ter moral para governar o país, mas tem a mesma legitimidade de Dilma.
Esta aliás que tinha tanta moral quanto o antecessor, Lula e o sucessor, Temer. Não tenho mais paciência para isto.
E muito menos para ver na TV a ladainha do PT, as mentiras de Lula e sus desfaçatez. Não aguento mais ver esta sucia se desmentindo e tramando contra o Brasil.
Mas não esperem que eu me omita. Não me omitirei. Vou votar, vou fazer campanha e vou lutar pelo meu país.
Poderia escrever centenas de páginas e não colocaria para fora um terço de minha raiva, mas hoje no carro escutava uma música, já meio velha, dos Titãs. Se chama Vossa Excelência, tem uns 12 anos, mas exprime tudo o que penso e sinto sobre esta corja que nos desgovernou e nos desgoverna e também mostra para onde queremos que eles vão. Encerro com a letra da música e com um vídeo dos Titãs.
Estão nas mangas dos senhores ministros
Nas capas dos senhores magistrados
Nas golas dos senhores deputados
Nos fundilhos dos senhores vereadores
Nas perucas dos senhores senadores
Senhores, senhores
Minha senhora
Senhores, senhores

Filha da puta
Bandido
Corrupto
Ladrão

Sorrindo para a câmera sem saber que estamos vendo
Chorando que dá pena quando sabem que estão em cena
Sorrindo para a câmera sem saber que são filmados
O sol um dia ainda vai nascer quadrado

Estão nas mangas dos senhores ministros
Nas capas dos senhores magistrados
Nas golas dos senhores deputados
Nos fundilhos dos senhores vereadores
Nas perucas dos senhores senadores
Senhores, senhores

Filha da puta
Bandido
Corrupto
Ladrão

Isso não prova nada!
Sob a pressão da opinião pública
É que não haveremos de tomar uma decisão!
Vamos esperar que tudo caia no esquecimento e aí então...
Faça-se a justiça!

Vamos arrumar vossas acomodações, Excelência

Sorrindo para a câmera sem saber que estamos vendo
Chorando que dá pena quando sabem que estão em cena
Sorrindo para a câmera sem saber que são filmados
O sol um dia ainda vai nascer quadrado

Filha da puta
Bandido
Corrupto 
Ladrão!!!!!"


Filhos da puta, ladrões em breve, muito em breve o sol vai lhes nascer quadrado! Curitiba os espera! De grades abertas!


sexta-feira, 26 de maio de 2017

A LENDA DO SAPO BARBUDO (Versão Infantil)




Uma canção para a posteridade, linguagem infantil para roubalheira de gente grande.


Sapo Barbudo roubou o patrão
E o patrão era o povão
Roubou o povão mas que vergonha
Achou que o povão era pamonha

Mas o povão se revoltouuuu
Foi prá rua e pegou o ladrão
E a corja se desmacraouuuu
E Sapo Barbudo foi prá prisão

E na prisão quem é o pamonha?
Não adianta mentir pro escriba
Sapo Barbudo é um sem-vergonha

No planalto e na cadeia em Curitiba

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Desejos...




O Brasil cansa! 
Nossos políticos, servidores públicos, intelectuais et caterva cansam qualquer ser humano.
Às vezes me encontro, como hoje, em um estado de completa letargia. Vontade, pois de buscar a melhor saída do Brasil, seja pelo aeroporto, seja por qualquer fronteira. Sair do país, nestas horas, parece-me ser a única forma de encontrar paz de espírito.
Mas observando atentamente o mundo lá fora percebemos que a coisa também não está bonita, nem um pouco. É crise, é terrorismo e é guerra. Às vezes tenho vontade de pedir para pararem o mundo, pois quero descer (essa é velha...).
Mas tenho perdido o tesão de escrever, de raciocinar e muitas vezes perco o tesão de pensar. Sei que é isto que esta corja quer. 
Quer que não pensemos, que não reflitamos, que não façamos quaisquer confrontamento daquelas ‘verdades’ malditas que querem nos impingir goela abaixo. Mas na realidade cansa ter de combater, diariamente, o mesmo combate contra a mediocridade, contra os mesmos medíocres e/ou oportunistas. 
Cansa!
Pensei em parar de escrever... Mas como também sou resiliente e, mais que isto, sou teimoso. E pensar, especialmente, pensar criticamente tornou-se um vício e uma forma de viver, retomo a pena. 
Não para que a pena confronte ou substitua a espada, mas para que a pena faça seu serviço ao lado daquela (espada), ambas essenciais à humanidade. Como disse Plínio o Velho, Nulla dies sine linea (Nenhum dia sem uma linha), então continuamos escrevinhando.
Neste texto expressarei alguns pensamentos e desejos de minha alma, sempre com relação aos temas políticos. Pensamentos bons, maus, inconfessáveis e até pecaminosos, mas como disse em um mundo louco apenas expressarei o que sente meu espírito (embora possa parecer algumas vezes tratar-se de espírito de porco).
Língua Presa
Palocci o Italiano vai falar. Era óbvio! Alguém da Camorra Petista, mais cedo ou mais tarde acabaria convencendo-se de que de nada adiantou a roubalheira se não poderá desfrutar do dinheiro. Daí a coisa via deslanchar, vai ser um corre-corre de delações dos Grão-Petistas presos. Quero ver qual vai ser a desculpa da militância de cabeça vazia quando os republicanos da língua plesa, quero dizer, presa começarem a contar o que sabem.
Desejo: Fale Palocci, conte tudo e não poupe ninguém. Pelo menos algo de bom terás feito por tua pátria, além de extorqui-la e roubá-la.
Engana trouxa
O PT e seus próceres, junto com a militância a soldo estão na fase do desespero. O que já apareceu e o que vem por aí demonstra que este é o partido mais corrupto do mundo. Não fazem, nem fizeram nunca, política, apenas roubaram. O resto é conversa mole, prá boi dormir.
Desejo: Que além da súcia que o compõe, o partido também seja responsabilizado. Aqueles que acham que isto é uma injustiça ou um golpe reacionário sugiro: Vão morar na democrática Venezuela ou façam um Haraquiri coletivo na Baía dos Porcos em Cuba.
Traição
Se for verdade, e não tem porque não o ser, a denúncia do Comandante do Exército, sobre líderes do Governo e do PT terem procurado as forças armadas para decretar um Estado de exceção é mais do que uma simples idiossincrasia. Aqueles que tanto reclamam do ‘Golpe’ e da ‘Ditadura Militar’ tentaram impor-nos uma Ditadura Branca e depois procuraram os militares para dar um Golpe. Isto não pode ficar assim, é crime de Lesa-Pátria, tem e deve ser apurado, junto com o dinheiro de origem estrangeira que foi apreendido com petistas. Isto sim é traição, é vender o país.
Desejo:  Que se apliquem os rigores da Lei. Cassem o registro partidário. Fechem o PT! E de preferência deportem sua militância para um paraíso socialista, tal qual a Venezuela, Cuba ou Coréia do Norte.
Lula frita(o)
Lula já foi. Sabe que não tem mais argumentos e que de agora em diante só vai piorar. O seu blefe é a última chance de tentar cacifar-se e salvar a família e um pouco de dinheiro e, é claro um pouco de sua suja biografia.
Desejo:  Que além de preso e condenado Lula seja desmascarado de uma forma tão clara que não lhe restem seguidores apenas asseclas.
O Medo não é como a coragem
Os gritos, ameaças e chororó são o desespero dos culpados. Para muitos como Lula, Dilma, Renan, PT, PSDB e PMDB não há escapatória. Que gritem. As ruas gritarão mais. E ai vocês saberão quem tem medo e quem tem coragem.
Desejo:  Que vocês, seus FDP, recebam em dobro tudo aquilo que quiseram fazer com os brasileiros.
Recado
Ainda estão tentando dar recados. Especialmente para acalmar os presos. Agora é no STF, que está soltando a corja. Só não soltem o Guerreiro do Povo brasileiro. Se o STF soltar Zé Dirceu as ruas vão rugir e Vossas Excelências sentir-se-ão desnudas sob suas togas quando o povo lhes apresentar a conta.
Desejo: Apenas que os Ministros e juízes sejam cegos tal qual a deusa Iusticia quando proferirem suas sentenças.
Caça as bruxas
Convenhamos o tal projeto de lei do abuso de autoridade, relatado pelo Senador Requião é uma boçalidade sem nexo, moral ou vergonha. Tem de estar muito ‘doido’ para tentar aprovar isto e achar que vai ficar barato. Mas por outro lado o Projeto de Lei de Combate a corrupção, de iniciativa Popular, também é um disparate. Concede poderes inquisitoriais ao MPF, se for aprovado como foi proposto em breve teremos uma ditadura do MPF. O tal projeto parece uma edição moderna do Malleus maleficarum (Martelo das feiticeiras), livro de cabeceira dos padres assassinos da inquisição. (vou falar sobre isto em outro post, o assunto é longo).
Desejo: Bom senso, apenas isto.
Esculhambação congressual
Nosso Congresso sempre foi um mafuá, uma zona e conseguiu piorar. São mais de 500 picaretas, o número de Lula foi superfaturado e inclui o autor da assertiva, nosso picareta-mor.
Desejo:  Que as urnas nos vinguem de Vossas excrescências, quero dizer, excelências, já em 2018.
Pelegada Sindical
E a pelegada dos sindicatos vai fazer feriadão, especialmente os servidores públicos. Dia 28 é a última chance de mostrar a força das esquerdas brasileiras. Depois disso, espero, acabarão os sindicatos. Sem dinheiro não há como manter as viagens e as mordomias da pelegada.
Desejo:  O fim do imposto sindical e do sindicalismo pelego. Viva a reforma trabalhista! Ah! E regulamentação das questões de greve dos servidores públicos. Vamos acabar com a putaria.
Deus é Ateu
A CNBB mandou as Escolas particulares de São Paulo fazerem greve dia 28. Está pregando, nas missas, protestar contra o Governo. Até onde vai a ousadia destes padrecos marxistas? Eles vão acabar com o catolicismo brasileiro. O problema não é mais uma questão do Papa converter-se ao catolicismo romano (coisa que acho que deveria ser obrigatória a um Papa). E, sim, o caso é que um Papa destes e com estes padrecos comunistas latino-americanos só podemos tirar uma conclusão: DEUS é ateu!
Desejo:  Que na próxima vida os senhores encontrem abrigo eterno no paraíso marxista. Longe das mordomias terrenas proporcionadas pela Mitra.
Trumpets
Donald Trump apesar da torcida contra está conseguindo tocar o governo americano. É difícil presidir a maio potência mundial. Após 8 anos de cagadas de Obama pior ainda. E tendo a imprensa e os inconsoláveis derrotados esquerdopatas vigiando-o e trabalhando 25 horas por dia, 8 dias por semana contra sua gestão, a tarefa torna-se quase impossível. Mas Trump, ao meu ve,r vem conseguindo reverter as burradas de seu antecessor. Colocou ordem na casa. Não está atrapalhando na questão Síria (Obama atrapalhava). Parece que vai dar um jeito, junto com a China, no Anão tarado Norte-coreano. Diminuiu, sem o muro, a imigração ilegal a 25% do que era. Para explicar este feito um velho ditado, não precisa de muro alto basta ter um cachorro bravo do outro lado da cerca. Funcionou!
Desejo: Que faça um grande Governo, vai ser bom para todo o mundo e que se reeleja em primeiro turno. Aos esquerdopatas raivosos com Trump uma sugestão: Migrem para Cuba, a nado. Atravessem a nado da Flórida até o paraíso dos Castro. Só não esqueçam de passar molho de carne no corpo antes. Os tubarões vão adorar!
O Anão Tarado (comidinha de cachorro)
Parece que os chineses ao seu modo (corrompendo, pressionando ou simplesmente usando força bruta) aliados com os americanos vão dar um basta nas maluquices do Anão tarado. E lá se vai outro paraíso marxista. Que tristeza!!!!
Desejo: Que o Anão tarado tenha em breve o destino de seus desafetos. Um pelotão de fuzilamento com canhões e depois vire ração para cachorro. 

Saída a Francesa
A França guinou à direita e a esquerda francesa e mundial está tendo outro chilique. Acho que Macron será um presidente melhor, mas Le Pen poderá sacudir mais as coisas, como se diz. Tanto faz basta ver a esquerda derrotada.
Desejo: Não preciso, basta ver o berço das esquerdas cair na realidade. 
Ah! E, quem não suportar a nova realidade que proteste na Place de la Greve  em Paris. Poderiam inclusive se penitenciar usando a fabulosa máquina do Monsieur Guillotinne. Cortando alguma parte inútil em protesto pela causa. Só não cortem suas cabeças, apesar da aparente inutilidade vocês não viverão sem ela.
O Passarinho e o louco sem-vergonha
Na Venezuela o povo sofrido vai as ruas lutar pelo direito de viver. A repressão cada vez mais forte mostra o desespero dos Ditadores no exemplo de democracia de Lula. Brevemente o mundo civilizado terá de tomar partido e defenestrar Maduro.
Desejo: Que Maduro seja levado ao encontro de seu povo. Pendurado pelos pés em praça pública.
                        Radical? Não. Sou apenas humano. Não sou santo nem nada. Portanto posso ser leviano em meus desejos.
Perdoem-me o sadismo e virulência, mas só assim para manifestar toda minha frustração e indignação.

Comprometo-me em aprofundar alguns destes tópicos em outros posts um pouco menos virulentos.

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Nuestro camino





Nestes dias de delações da Odebrecht está sendo escarrado na cara de todos os brasileiros honestos o nosso vergonhoso passado nacional. Um misto de vergonha, raiva e incredulidade estampa o rosto dos milhões de brasileiros honestos e trabalhadores.
E o horizonte é negro, a perspectiva é de piorar e muito. 
A delação da Odebrecht foi só o inicio, virá muito mais. Os ‘Santana’, Duda Mendonça, Marcos Valério, Cabral, OAS, Andrade Gutierrez, Cunha e Palocci ainda jogarão muita lenha nesta fogueira e tenham certeza que o fedor e a podridão vão piorar.
O cheiro podre da desfaçatez e da corrupção que acompanharam nosso Estado desde a redemocratização apestam o Brasil. Passamos de uma Ditadura militar para uma Cleptocracia, um Estado de Ladrões que atingiu seu cume na era Lulopetista. 
E foi ai que quase sucumbimos ao canto da sereia de onde seríamos engolidos por uma Ditadura branca de verve bolivariano. Estamos escapando, graças a poucos abnegados e ao grito das ruas.
Mas ainda há muito caminho e muitos caminhos, a percorrer e a escolher até purgarmos nosso Brasil desta corja. Até defenestrarmos de vez Lulas, Dilmas, Renans e Aécios, PTs e PMDBs. O caminho é longo, duro e de reflexão.
Só chegamos aqui, neste ponto por obra e graça de toda sociedade brasileira. Dos corruptos e corruptores, dos ‘Salvadores da Pátria’ oportunistas, dos Sindicalistas de causa própria, dos políticos sujos e sem moral. 
Mas também são culpados aqueles que por ignorância, medo ou conveniência calaram-se e até apoiaram esta sucia que vilipendiou nosso país.
Também nós, pessoas comuns, do povo, temos nossa parcela de culpa pois os elegemos e ungimos e pior calamos ante todo o mal que nos faziam. Mas acordamos fomos as ruas e nos apropriamos delas e a partir delas faremos o expurgo do lixo político de nosso país.
E assim será nosso ‘CAMINO’ (caminho) até que uma Constituinte Exclusiva recoloque o Brasil nos trilhos e as prisões de Curitiba e do Brasil estejam lotadas da corja fedorenta que nos governou e governa.
E por falar em Caminhos, me lembro de um poema espanhol que toca minha alma. De autoria de Antonio Machado pode e deve fazer-nos refletir sobre o momento que passamos. Proverbios y cantares (XXIX), Antonio Machado.
Caminante, son tus huellas
el camino y nada más

Caminhante são tuas pegadas, o caminho e nada mais. Se olharmos para trás veremos que em toda a atual conjuntura, fomos participes voluntários ou não, fomos culpados por ação ou omissão. Cabe refletir, aprender com os erros do passado e seguir o caminho.


Caminante, no hay camino,
se hace camino al andar

Caminhante, não há caminho, o CAMINHO SE FAZ AO ANDAR. 
Sabias palavras, nós fazemos nosso caminho, não há uma trilha, não há destino, não há guia ou Salvador da Pátria. Ninguém nos guiará ao futuro senão nós mesmos. De novo por ação ou omissão. 
O que fará nosso caminho ao futuro é a decisão de ficar em casa ou sair a rua e protestar, é baixar a cabeça e aceitar a ditadura dos sindicatos ou lutar contra ela. Se aceitaremos o que nos diz a televisão ou pensaremos.
 É a hora do voto, é a hora de cobrar justiça. Cadeia para Lula, cadeia para todos os corruptos. Não precisamos de líderes, santos ou salvadores da pátria, precisamos do povo. Do povo na rua, do povo partícipe, do povo que não mais aceita qualquer migalha, do povo que vai tomar as rédeas do Brasil das mãos desta sucia e conduzi-lo como timoneiro hábil e audaz ao futuro.

Al andar se hace el camino,
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar

Ao andar se faz o caminho e ao olhar para trás vemos a trilha que nunca voltaremos a trilhar. O passado passou, não voltará. Bons tempos, se é que foram bons ou apenas menos piores que os de hoje não voltarão. 
Bons tempos são isso, só memórias, saudosismo daquilo que ficou. Não voltaremos atrás para corrigir nossos erros, nem para reviver nossas glórias.
Aprendamos, pois, com eles, com os erros e sucessos do passado de forma que possamos usar esta experiência para construir nosso futuro. Um futuro melhor para nós e nossos filhos.
Construído pari passu, ombro à ombro por todos brasileiros.

Caminante no hay camino
sino estelas en la mar.

Caminhante, não há caminho, senão estrelas no mar. Nosso futuro pode ser uma trilha brilhante ou um sendeiro escuro rumo ao fundo do poço. Cabe-nos e, somente a nós, escolher o caminho que trilharemos ao futuro.
Que tenhamos o discernimento de escolher o caminho das estrelas. Mas, não o caminho das estrelas vermelhas, falsas e mentirosas. Este caminho já trilhamos e nos levou ao buraco, a dor, a sordidez, ao mar de lama.
Escolhamos sim, o caminho luminoso das estrelas do mar, que são apenas e somente as luzes de nossas consciências.
Sábio Antonio Machado. Nossa homenagem e admiração ao genial poeta Andaluz. Reflitamos sobre seus versos e aprendamos com eles a fazer nosso caminho, caminhando rumo ao nosso futuro.
O Futuro nos pertence, façamos dele um caminho de esperança e do nosso país uma grande Nação para todos.

Comecemos, já! Constituinte Exclusiva, já! Prisão aos corruptos, já! Lula na cadeia, já! 
O Futuro é agora! O caminho já está sendo trilhado.

sábado, 25 de março de 2017

Miscelânia





Ainda a carne...
1-      Na última coluna comentei o que chamei de, no mínimo, uma monumental burrada, a chamada Operação Carne fraca. Afirmei, e ainda afirmo que, o preço a ser pago por todos os brasileiros, por esta burrada será enorme.
2-  Recebi muitos comentários interessantes, alguns favoráveis outros descordando veementemente de minha opinião. Faz parte da democracia. Mas mantenho minha posição e opinião.
3-      Tudo que disse foi demonstrado pela imprensa ao longo da semana. E como viram já estamos sofrendo cortes drásticos de empregos e com o fechamento de frigoríficos Brasil afora.
4-      Tudo por culpa da vaidade de alguns agentes públicos que resolveram agir a margem da técnica e da lógica.
5-      Pensem! O Brasil levou 20 anos para atingir o patamar de maior exportador de carne do mundo. Alguém acha que mercados exigentes como o Japão, países Árabes, EUA entre outros comprariam carne do Brasil sem a certeza e garantia da sua qualidade? Alguém acha que estes países não mantém um rígido controle dentro dos frigoríficos exportadores? Claro que mantém. E sabem que nossa carne não apresenta quaisquer problemas.
6-      Se sabem por que suspenderam as compras? Simples, apelo popular e oportunismo. Oportunismo sim. Negócios são negócios, a carne brasileira tem um preço mais alto no mercado internacional, se os compradores tiverem a chance de baixar nossos preços o farão. E quem deu a chance, nós mesmo. Vamos amargar prejuízos por no mínimo 5 anos.
7-      Um terço de toda a carne de frango consumida no mundo é brasileira. O Brasil é o maior produtor mundial de carne para consumo étnico-religioso. As carnes Halal  e Kosher são parte significativa da produção brasileira (Halal é o alimento produzido segundo os preceitos do Corão e permitido para consumo pela Xaria. É o alimento, neste caso a carne ,produzida de acordo com os preceitos religiosos e apta para o consumo dos muçulmanos. Já kosher são os alimentos produzidos segundo os preceitos da lei judaica).
8-      A produção e processamento de carnes para os fiéis destas religiões é algo muito sério e toda a cadeia produtiva é severamente monitorada. Ou seja, é quase impossível fraudar qualquer coisa nesta cadeia. Os países e religiosos envolvidos pagam mais caro pela segurança de que a carne foi produzida de acordo com suas crenças. Vocês acham que admitiriam fraudes. Poupem-me! Ou alguém ai já viu judeu, árabe ou turco perder dinheiro?
9-      O Juiz responsável pela Operação carne fraca afirmou em entrevista que o mote da operação era prender servidores públicos corruptos. Que as duas análises apensadas ao processo (apenas duas) demonstraram inconformidades nos produtos. Mas reiterou que não havia comprovação de problemas sanitários ou de risco de contaminação dos consumidores.
10-  Inconformidade é algo mais ou menos assim: num saco de pregos temos 5% com a cabeça torta, o lote está inconforme. A inconformidade é que havia menos carne de peru nas salsichas do que dizia no rótulo. O peru foi trocado por frango só isso.
11-  Os corruptores (donos dos frigoríficos) e um dos fiscais afirmaram que a propina não era para mascarar problemas ou fraudes. Era para evitar que os fiscais ‘inventassem’ problemas dentro das indústrias.
12-  Isso mesmo! Nos meus tempos de atuação em tecnologias de carnes ouvi centenas de relatos sobre esta prática extorsiva. O fiscal diz que um funcionário espirrou, por exemplo, dentro da fábrica. Ou que não lavou bem as mãos antes de entrar na planta e pronto duzentas, trezentas reses recém abatidas tem de ser incineradas. Simples assim!
13-  E funciona? Sim. Para evitar prejuízos enormes os industriais pagam a propina. Mas não há como contestar? Não. O fiscal tem fé pública. E denunciar? Também não. O corporativismo do serviço público protege o corrupto que depois vem contudo para cima da empresa.
14-  A bem da verdade cabe dizer que os corruptos são uma minoria. Minoria que deve ser punida e expurgada do Serviço público.
15-  Como também aqueles membros da PF que por vaidade, imperícia ou por motivos escusos (que sabe-se lá a que interesses políticos e econômicos, nacionais ou estrangeiros atenderiam) devem ser afastados, sofrerem sindicância e, se culpados, punidos.
16-  A PF pisou na bola!

A propósito do corporativismo...

17-  É o corporativismo o maior inimigo do Brasil e dos brasileiros.
18- O corporativismo dos políticos, o corporativismo sindical e principalmente o corporativismo dos servidores públicos. É a práxis corporativa do serviço público que protege os vagabundos, que permite e incentiva a corrupção.
19-  É o corporativismo que nos condena a péssimos serviços públicos pagos a peso de ouro à ‘Marajás” que só fazem greve e buscam direitos. Deveres e compromisso com o povo ? Nunca.
20-  Em que pesem as raras exceções, e perdoem-me os funcionários públicos honestos, trabalhadores e competentes, coisa rara no país hoje. É esse corporativismo e reacionarismo que estão pondo em xeque todo o futuro da nação.

Reacionarismo sindical...

21-  Os sindicatos dos serviços públicos brasileiros têm sido o ponto de resistência as tão necessárias reformas do país.
22-  Quem mais pode fazer passeata e greve durante a semana, sem desconto do patrão?
23-  Sabem meus colegas me surpreendem cada vez mais com seu egoísmo e falta de senso cívico. Vão destruir o futuro do país em prol de suas benesses e mordomias.
24-  Não costumo manifestar-me em aula sobre questões político-partidárias. E, ultimamente, nem sobre questões políticas. Mas na semana passada, instigado por meus alunos, falei sobre as reformas propostas pelo governo. Apresentei dados, discuti as versões apresentadas na imprensa. Mostrei os pontos e contrapontos. E por fim manifestei minha opinião, amplamente favorável as reformas.
25-  Uma tripla surpresa. Primeiro porque segundo meus alunos fui o único professor que apresentou dados e discutiu fatos, sem vociferar mantras contrários ao governo. Em segundo lugar porque fui o único que defendeu as reformas, apesar de ser afetado por elas. Expliquei que é uma questão de lógica e coerência. Coerência daquele ser pensante que quer a mudança para melhor do nosso Brasil. Lógica porque, como demonstrado, é só uma questão de sobrevivência. Sem a reforma a previdência quebra, se quebrar nem eu, nem nenhum deles terá aposentadoria. Óbvio!
26-  A terceira surpresa foi o fato de a grande maioria dos alunos concordou com minha opinião.
27-  Em resumo o corporativismo e não a carne é que apodreceu o  Brasil. Sindicatos, Políticos e Servidores Públicos (há exceções) são o ranço e a podridão que afeta toda a nação.

Por falar em podridão...

28-  O Congresso nacional nos prepara outra surpresa. Voto em lista. Isto é uma afronta!
29-  Que começou com a Rede e o STF proibindo o financiamento privado de campanhas. Ah, mas e a corrupção?
30-  A corrupção tem de ser combatida e os corruptos cassados, caçados (com cedilha mesmo) e presos, ponto.Proibir o financiamento privado é aumentar a conta do combalido povo e aumentar ainda mais o caixa dois. Ou vocês não viram os múltiplos casos de doadores mortos ou beneficiários de bolsas do governo nas últimas eleições?
31-  Não é fazendo o povo pagar a conta que resolveremos isto. Não é com lista fechada que vamos diminuir o custo das campanhas. Isto só vai beneficiar os corruptos, os próceres dos partidos. E trará para a política o financiamento do crime organizado. PCC, Comando vermelho et caterva agora podem comprar seu próprio partido político.
32-  Tudo com as bençãos do STF.
33-  Como resolver? Simples. Diminuir o tempo de campanha e de televisão. Voto distrital, com ele as despesas cairão muito. E os programas partidários devem resumir-se ao candidato falando suas propostas com o simbolo do partido e seu número ao fundo. Afinal o que importa são as propostas.
34-  Assim com campanhas baratas, o financiamento por pessoas físicas (que ainda é legal) será suficiente.Não precisaremos de dinheiro público, nem de corrupção. As campanhas serão locais, simples e baratas.
35-  Só assim começaremos a expurgar a podridão do Brasil.

Bom domingo, a todos!
Pegue sua bandeira do Brasil e vá ao protesto. Mas não deixe que o usem em pautas que não são do seu interesse.
Proteste contra a corrupção. Pela Lava-jato. Pelas reformas tão necessárias ao país.


AH! E POR LULA NA CADEIA! JÁ.