Pronto! Saí de minha reclusão. O Berto vinha me cobrando uma coluna, mas eu estava recluso, em terapia, após retornar de minha jornada ao mundo da lua tinha resolvido partir para o autoexílio. Não tem como conviver com o ‘povo’ das universidades nesta época. É muita idiotice concentrada em espaço exíguo (uma Universidade Pública), então fui para o exílio.
Mas o tal vírus, Coronavírus ou Covid-19, como queiram, me fez voltar a escrever. E, de arrancada prefiro batizá-lo de COROCAVÍRUS. Porque simplesmente estamos nos comportando como corocas, velhos corocas, no sentido dicionarizado: velhos caducos, incapazes de um raciocínio maduro e lógico. E qualquer um que for contra a maré de desespero e pânico será crucificado, literalmente.
Já diziam os antigos que um homem, uma pessoa por mais ignorante e despreparada que seja é, no final inteligente, pois na média consegue tomar as decisões mais acertadas para sua sobrevivência. Mas a multidão, a multidão, mesmo que composta na totalidade por doutas e letradas pessoas, sempre será burra. O pânico nos faz agir como gado, seguindo o rumo que nos impõe a maioria da tropilha, muitas vezes tocada a gritos e chicote.
Ora, o Corocavírus é um vírus gripal com rápida disseminação e um índice de mortalidade baixo fora dos grupos de risco e, mesmo nestes grupos mata menos que a dengue ou o H1N1. Queiramos ou não teremos um grande número de infectados, não há como fugir disto, a maioria nem saberá que teve ou sentirá uma leve gripe. E, sim teremos casos graves e mortes.
É como a história do chifre: muita gente tem, muitos mais ainda terão e muitos nem saberão que tiveram. Mas atitudes sensatas parecem não ter lugar no pânico e no caos. Só posso dizer quem alguém está lucrando muito com isto.
Não sou adepto de teorias da conspiração, mas dá o que pensar que toda a vez que a China entra em recessão aparece um vírus de doença global (H1N1, SARS, etc.) e lá é o primeiro lugar que surge, sempre concentrado em uma região e de onde, miraculosamente não saí. Ah, não esqueçam os hospitais e providências de emergência em tempo recorde que os chineses montam. Pena que quando ocorrem outros desastres naturais, terremotos por exemplo, eles não consigam esta eficiência. Dá prá pelo menos pensar.
Mas e a Itália, a Itália foi ‘burra’, desprecavida e além de ter um grande percentual de população idosa vem sendo assolada por crises. Não sei afirmar o quanto de primeiro mundo é o atual sistema de saúde italiano.
No Brasil cabe destacar o trabalho e a lucidez do Ministro Mandetta. Que novamente demonstra que escolhas técnicas são o caminho para o executivo federal. Não podemos esquecer o quanto Bolsonaro foi criticado ao escolher Mandetta para o Ministério. Mas já pensaram no ‘Governo Haddad’que seria o Ministro? Provavelmente estaríamos sendo socorridos pela avançada Cuba e seus médicos escravizados a peso de ouro, com remédios miraculosos. Segundo a esquerda foi Cuba que criou a ’vacina’ que curou a epidemia chinesa. Vacina que cura? Eu hein! E também estaríamos financiando a assistência na Venezuela.
Ocorre que o Governo Federal agiu certo e no tempo certo. Há que se prevenir e alargar o tempo de expansão do vírus para evitar uma sobrecarga do combalido SUS, mas não podemos parar o país por uma gripe forte. Fome e desemprego matam e matarão mais que o COVID-19. Foi isso que Bolsonaro e o Governo Federal tentaram mostrar. Mas forma atropelados pela mídia, sempre ela. Não tem quem resista a 18 horas diárias de reportagens sobre o Coronavírus. Parece que a pandemia foi uma tábua de salvação, temporária eu espero, para a mídia tradicional e corrupta brasileira.
Daí meu amigo, qualquer que assista ao bombardeio vai entrar em pânico ou ficar atordoado e seguir a multidão. Seguem a eles os políticos e os oportunistas.
Desde o fabricante de álcool gel que quer lucrar, ao político que quer o impeachment de Bolsonaro por crime de responsabilidade ao ‘tentar’, segundo eles, transmitir a doença.
Prefeitos e Governadores querendo aparecer e vislumbrando reeleição e quiçá o Planalto (é só olhar quem dentre os governadores age com bom senso e quem está radicalizando, para identificar os candidatos já anunciados), inventando normas e leis que não são de sua competência e, sim de Bolsonaro.
Querem tirar nosso direito de ir e vir, querem para o país, mas não pela contaminação, mas porque quebrar o Brasil é sua única chance de elegerem-se e voltar tudo ao que sempre foi.
Daí juízes de primeira instância, juizinhos de m..., como dizem, fechando estradas e fábricas (em SC um juiz do trabalho mandou dois frigoríficos pararem de trabalhar) e, mais e mais juízes vão decidir um monte de m... a seu bel prazer ou de acordo com suas convicções ideológicas. E foda-se o país. Esquecem que temos de comer, que precisamos de emprego, remédios e comida. Cadê os Supremos do STF para chamarem para si a responsabilidade e darem a diretriz a justiça brasileira neste momento? Cadê?
Não esqueçam que ainda teremos muito pano pra manga, judicialmente falando, depois da crise. Patrões que despediram ou derma férias coletivas a empregados serão condenados em primeira instância Brasil a fora, até que se unifiquem as decisões nos Tribunais Superiores. Por que não antecipar o problema? Basta o STF querer.
Depois virá a imprensa e a oposição já estou vendo as manchetes, sem obviamente citar o Cornoavírus: maior valor do dólar, bolsas operam no menor índice, maior índice de desemprego da história, PIBinho, etc. Tudo culpa do Governo.
Logo aparecerão alguns Globais afirmando que o Coronavírus veio para o Brasil na Comitiva de Bolsonaro que foi aos EUA.
Está faltando bom senso e talvez uma mão firme. O Presidente é Bolsonaro e sua equipe é muito competente, terão de puxar as rédeas e assumir a situação de guerra minimizando as perdas. Mas o país não pode parar e mais o Brasil não pode ficar nas mãos de oportunistas como Maia, Dória, Withzel, petistas e etc.
A coisa vai ficar feia, mas só não está pior porque o Governo Temer e o primeiro ano de Bolsonaro arrumaram algumas coisas. Mas perde o país pois este ano o Congresso não vai decidir ou fazer qualquer coisa mais, o que talvez seja interessante para o Brasil, já que o Congresso em geral quando age é para foder o país.
De resto fica o que vou lhes dizer e lembrar mais a frente é que a fome, o desemprego e a quebradeira na economia ceifarão as vidas e as esperanças de centenas de milhares, quiçá milhões, de homens e mulheres mundo afora.
O vírus levará alguns milhares, talvez uma centena de milhar de vidas, é muito? Sim é muito. Mas será pouco ante as vidas arruinadas pelo pânico e burradas perpetrados por aqueles que deveriam nos guiar e usam a pandemia para seus fins e ambições. E neste ponto a grande mídia, especialmente a grande mídia brasileira está abusando.
Juízo, cuidado, precaução, mas não pânico. Eu não admito, nem vou admitir que um idiota com mandato tire meu direito constitucional de ir e vir.
Essa "crise" me lembra a "gripe suína", que motivou uma postagem de um outro blog homônimo deste, e que republiquei em 2009.
ResponderExcluirmujahdincucaracha.blogspot.com/2009/04/gripe-suina-mais-uma-sacada-da-oms.html
ResponderExcluir